Jump little bunny, jump!



Caro cibernauta, és jovem e tens muito espírito crítico? És do interior e sentes-te ostracizado? Achas que muita coisa que 'tá mal, 'ta mesmo mal? Então não hesites! Perde 5 minutos no nosso blog e ajuda a tentar inverter esta situação! Somos jovens pensantes das montanhas =) e estamos fartos de muita coisa! Participa! Comenta! Opina! E se te sentires um BunnyJumper manda textos com o teu nome para o nosso mail!

Salta cada vez mais alto!

terça-feira, 2 de março de 2010

Provincianismo Citadino


"O Provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte do desenvolvimento superior dela - em segui-la, pois, meticulosamente como uma insubordinação inconsciente e feliz"



Fernando Pessoa
.
Como os caríssimos leitores do BJ sabem, nós (bunnyjumpers) somos oriundos de um desses concelhos perdidos no interior norte de Portugal. Digamos que somos de Riacho de Peneda. Quando estudávamos e Riacho de Peneda ansiávamos poder deixar todo o provincianismo que a caracterizava e invadir uma grande metrópole, onde iríamos sorver ao máximo o conhecimento e experiências que ela nos proporcionasse.
.
Pois bem, agora que já conhecemos bem as duas realidades e vistas bem as coisas a ruralidade de Riacho de Peneda não é assim tão insuportável. A minha jornada citadina (de notar que actualmente estudo numa das grandes cidades do pais) mostrou-me que o dito provincianismo é universal e, portanto, pode ser transversal a todas s regiões.
.
Vivemos numa sociedade tão heterogénea e diversificada que existem pessoas de todo o tipo em todo o lado. Num meio maior e mais povoado é bem provável encontrar o típico tuga saloio e provinciano nas mesmas proporções em que se encontra no meio rural. Também se encontra facilmente o desrespeito pelo espaço dos outros, a invasão de privacidade, as brigas de rua, a falta de altruismo, as discussões parvas por um lugar no autocarro, o desinteresse pelo vizinho do lado, as corridas contra o tempo, o alto tom de voz, o uso de vocabulário desadequado e brejeiro...Quero que os caros leitores pensem nisto: e qual dos sitios se encontram mais pessoas ditas provincianas?
.
Por tudo isso, não me digam que determinada pessoa é provinciana ou saloia porque é da terrinha pois não é o local que define carácter da pessoa. Etiquetar as pessoas como citadinas ou provincianas nem sempre transparece ou define a personalidade delas, podendo ser uma descrição falaciosa. E como Fernando Pessoa disse, numa sociedade tão globalizada como a de hoje, mesmo na terrinha as pessoas conseguem ser parte integrante do desenvolvimento social, fugindo por isso da definição de provincianismo.
.
Com isto não quero dizer que Riacho de Peneda é um poço de virtudes, há muitas situações que esperamos ver melhoradas e que vão poder ser discutidas aqui.
Depois disto, reflictam: fará sentido o título deste post?
McEyewitness
.

4 comentários:

  1. Suponho que mesmo na aldeia se consiga seguir o desenvolvimento de uma sociedade. Concordo que ha todo o tipo de pessoas em todo o lado

    ResponderEliminar
  2. Concordo com este post.... e acho que lá por se ser da aldeia ,nao quer dizer que se seja mais ignorante ou deseducado do que os que vivem na cidade, isso é uma grande mentira... como disse o sr anonimo ha de tudo em todo o lado e isto é uma consequência do Mundo global! e no fundo apesar das diferenças somos todos iguais!

    m&ms

    ResponderEliminar
  3. tudo bem q cada caso é um aso e pode haver pessoas labregas na cidade, mas acho que não se compara, na aldeia as pessoas são muito mais mesquinhs.. meios pequenos, mentes pequenas. se não têm mais que fazer deitam-se a falar mal dos outros. na cidade pode haver, mas nos sítios pequenos é sempre muito mais

    ResponderEliminar
  4. Não acho q ser provinciano no verdadeiro sentido da palavra seja uma questão de geografia. É sobretudo um estado de espírito

    Justin Case

    ResponderEliminar

Os BunnyJumpers agradecem o seu comentário! Use este espaço para expor as suas opiniões. A sua mensagem será publiada, mesmo que não vá de encontro à nossa opinião, desde que não pretenda ofender ninguém. Se quiseres ser um(a) BJ contacta-nos por mail =)